FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Pedro Xavier 04 Dez 2020

Viana do Castelo: Homenagem a Aristides de Sousa Mendes cria uma nova praça na Praia Norte

A Câmara de Viana do Castelo vai homenagear Aristides de Sousa Mendes, na próxima quinta-feira, para assinalar o Dia Internacional dos Direitos Humanos, atribuindo o nome do diplomata a uma nova praça da cidade.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Em comunicado, a autarquia explicou que o programa de homenagem inclui, no dia 10, às 16:00, o descerramento de uma placa na nova Praça Aristides de Sousa Mendes, no espaço requalificado da Praia Norte.

A homenagem integra a conferência “A lista de Aristides Sousa Mendes”, por Ana Cristina Luz, autora do livro com o mesmo nome, no Teatro Municipal Sá de Miranda, às 17:30, e a exibição do filme “O Cônsul de Bordéus”, gravado em Viana do Castelo, que contará com a presença do produtor José Mazeda e do realizador Francisco Manso, bem como de alguns atores.

Aristides de Sousa Mendes foi o diplomata que, no início da Segunda Guerra Mundial, e quando desempenhava as funções de cônsul em Bordéus, concedeu cerca de 30 mil vistos para salvar a vida de refugiados do nazismo, a maioria judeus, contra as ordens expressas do então regime do Estado Novo.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts