FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR

Regional

07 Jul 2020

Filme rodado em Viana do Castelo chega aos cinemas a 22 de outubro

Pedro Xavier

Acessibilidade

T+

T-

Contraste Contraste
Ouvir
Já é conhecido o primeiro teaser de ‘Sombra’. A segunda longa-metragem do realizador português Bruno Gascon baseada em factos reais, conta com a atriz Ana Moreira no principal papel e presta homenagem às mães de crianças desaparecidas. O filme chega aos cinemas a 22 de outubro.

Em ‘Sombra’ a família de Isabel é abalada pelo desaparecimento do pequeno Pedro, de 11 anos, no final da década de 90. A esperança desta mãe em reencontrar o seu filho é desafiada ao longo dos 15 anos que se seguem, mas a certeza de que Pedro está vivo dá força a Isabel para enfrentar todos os obstáculos e não desistir. Uma história de amor, força e coragem, sobre uma mãe que não desiste de procurar o seu filho que desapareceu.

Bruno Gascon mantém a exploração filosófica da condição humana como tema da sua produção cinematográfica. Depois de ‘Carga’, filme de 2018 sobre uma vítima de tráfico de seres humanos, ‘Sombra’ gira em torno da dúvida permanente que assola a existência dos pais de crianças desaparecidas. Para escrever o guião, o jovem realizador conversou com mães que atravessam esta situação, como é o caso de Filomena Teixeira, mãe de Rui Pedro, o menino de 11 anos que desapareceu em 1998.

‘Sombra’ é protagonizado por Ana Moreira, atriz galardoada pela participação em filmes como ‘Transe’ e ‘Os Mutantes’ de Teresa Villaverde, ‘Filme do Desassossego’ e ‘A Corte do Norte’ de João Botelho, e ‘Tabu’ de Miguel Gomes.

O elenco conta ainda com grandes nomes de relevo no setor em Portugal, como Miguel Borges, Vítor Norte, Tomás Alves, Joana Ribeiro, Sara Sampaio, Ana Cristina Oliveira, Lúcia Moniz, Raimundo Cosme, Oksana Tkach, Ana Bustorff, Miguel Monteiro, Sara Norte, João Cabral, Kim Grygierzec, entre outros.

Rodado em Viana do Castelo, o filme contou com o apoio da Câmara Municipal e da Viana Film Commission, assim como da Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas, Instituto do Cinema e do Audiovisual, RTP, Pic Portugal e outros parceiros. Produzido pela Caracol Studios, será distribuído em Portugal pela NOS Audiovisuais, estando a distribuição internacional a cargo da WIDE. ‘Sombra’ estreia a 22 de outubro.

Sinopse

Em 1998, Isabel tinha a família perfeita até que um dia chega a casa e descobre que o seu filho de 11 anos desapareceu. A partir desse momento tudo muda.

Apesar da cobertura mediática do caso e da existência de um suspeito a justiça falha constantemente e Isabel percebe que somente ela poderá manter viva a busca por Pedro. Passam-se quinze anos e apesar de todos os obstáculos que encontra Isabel vai continuar a fazer de tudo para reencontrar o filho que todos querem que esqueça, mas que ela acredita que ainda está vivo. Uma mãe sabe.

Últimas Noticias

Últimos Podcasts