FECHAR
Logo
Capa
A TOCAR Nome da música AUTOR
Rádio Geice 24 Ago 2020

Museus de Viana do Castelo já receberam mais de 6.200 visitantes nas primeiras três semanas de agosto

Os dois principais museus da cidade de Viana do Castelo receberam mais de 6.200 visitantes nas primeiras três semanas do mês de agosto, até ao término das Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia.

Acessibilidade

Ouvir
Aumentar Texto Diminuir Texto
Contraste Contraste

Pelo Museu do Traje passaram 4.260 visitantes, entre 3.412 turistas nacionais e 848 estrangeiros. Já o Museu de Artes Decorativas contou com a visita de 1.963 turistas, entre 1.300 nacionais e 663 turistas de outras nacionalidades.

Recorde-se que, no Museu do Traje, até final deste mês, está patente a exposição “Bem-vinda sejas, Amália”, que assinala o centenário do nascimento da fadista Amália Rodrigues. Em Viana do Castelo, a mostra inclui também o traje que a artista envergou em 1998, quando esteve nas festas da cidade enquanto Presidente da Comissão de Honra das Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia.

Organizada pela Fundação Amália, a exposição integra o programa nacional de Comemorações do Centenário do Nascimento de Amália e tem o Alto Patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Já no Museu de Artes Decorativas, que está a celebrar 97 anos de existência, está disponível a exposição “Pintar a Festa”. A mostra, patente na Galeria Carolino Ramos do museu municipal, apresenta 19 diferentes olhares sobre as festas da cidade.

A exposição de pintura reúne quadros de artistas que pintaram a rainha das romarias, reunindo nomes como Claro Fângio, Joaquim Lopes, Alberto de Souza, Carolino Ramos, Araújo Soares, Manuela Pantoja Rojão, António Coelho de Figueiredo, David Lima, Puskas, Rui Pinto, Mário Emílio, Hélder Carvalho, Rego Meira, Isaura Xavier de Campos, Mariana Homem de Melo, Carlos Basto, Juvenal Ramos, Maria Artemisa de Carvalho e ainda Aníbal Alcino.

Esta mostra apresenta obras da coleção da Câmara Municipal de Viana do Castelo de diferentes artistas, com percursos e soluções estéticas diferentes, unidos pela grande afetividade pela festa e pela cidade, registada na palete de cores quentes que realçam os vários quadros icónicos da Romaria.

Comentários

Últimas notícias

mais notícias

Últimos podcasts

mais podcasts